Dra. Julieta Fripp concede entrevista à Rádio Brasil Atual
No dia 13 de dezembro, a Coordenadora da CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel, concedeu entrevista à rádio Brasil Atual - 98.9 FM. Dra. Julieta relatou a respeito do surgimento da CuidATIVA e suas atividades, as benfeitorias realizadas nas instalações da antiga Laneira, em 2015, as atividades desenvolvidas ao longo desse período pela CuidATIVA, entre outros assuntos.
Acesse a entrevista completa no link abaixo!
14/12/2021
Deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) visita obras do Hospice e Mata Sensorial
No dia 02 de dezembro, na parte da tarde, as obras do Hospice da CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel receberam a visita da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). O Hospice é uma hospedagem direcionada a pessoas com doenças graves que irá proporcionar assistência mais abrangente em ambiente exclusivo para cuidados paliativos, e terá 16 leitos de internação.
O mandato da Deputada destinou, recentemente, 1.800 milhões de reais para as obras. Após a visita, a Deputada visitou a Mata Sensorial CuidATIVA e participou de um bate-papo, ao ar livre, junto à Mata Sensorial.
02/12/2021
CuidATIVA compõem mesa em Audiência Pública sobre Cuidados Paliativos
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promoveu, no dia 01 de dezembro, audiência pública sobre o tratamento de cuidados paliativos. Proposto pelos deputados Valdeci Oliveira e Fernando Marroni, ambos do PT, o encontro virtual reuniu autoridades no assunto, profissionais da área da saúde e representantes do governo do estado.
A Dra. Julieta Fripp, coordenadora da CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel e diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, integrou a mesa de debates e tratou da necessidade de políticas públicas voltadas aos cuidados paliativos.
01/12/2021
PANCada de Conhecimento: PANCS Africanas
Para contribuir com o tema do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro), nessa publicação trouxemos para vocês algumas PANC que tiveram a sua origem no continente africano e que são utilizadas no Brasil com fins alimentícios, ornamentais e medicinais.
17/11/2021
Cobertura Fotográfica do Encerramento da Semana de Cuidados Paliativos
Na tarde de sexta-feira, 08/10, encerrou-se a Semana de Cuidados Paliativos, organizada pela CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos (Famed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é comemorado no segundo sábado do mês de outubro. Neste ano, o tema da comemoração foi “NÃO DEIXE NINGUÉM PARA TRÁS – EQUIDADE NO ACESSO AOS CUIDADOS PALIATIVOS”.
O evento, programado entre os dias 6 e 8 de outubro, ofereceu atividades voltadas para os pacientes, profissionais e voluntários da CuidAtiva, além de lives transmitidas pelo Youtube e abertas ao público em geral.
A programação do evento começou na quarta-feira, dia 06/10, com a abertura do evento às 14h00, seguida da live Boteco do CHA “Arquitetura do Hóspice: cuidados paliativos e qualidade de vida”, às 16h00.
No dia 07/10, a programação iniciou-se com o anúncio do curso de “Qualificação em Cuidados Paliativos para a Atenção Primaria à Saúde em Pelotas”, que objetiva sensibilizar os gestores sobre a importância de levar os cuidados paliativos para a atenção básica, às 14h00 e, na sequência, às 19h00, a live “Dia Mundial dos Cuidados Paliativos”, que contou com a presença do Diretor Presidente do Instituto Premier (São Paulo), Samir Salman, e a Dra. Julieta Carriconde Fripp, idealizadora e coordenadora da CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos e Diretora da Faculdade de Medicina da UFPel. Entre outros assuntos, a live tratou da legislação que institui os cuidados paliativos no SUS.
Na sexta-feira, dia 08/10, a programação teve início às 14h00 com a apresentação do vídeo CuidAtiva/Famed/UFPel e foi seguida de oficina ao ar livre junto a Mata Sensorial CuidAtiva. O espaço de entorno da Mata e o Jardim Sensorial foram organizados e embelezados para acolher seus usuários e o público presente. Na oportunidade, os responsáveis pelas ações do Projeto de Extensão “Mata Sensorial CuidATIVA: Inspirar Expirar AÇÃO” fizeram falas e apresentações. Entre eles, o Prof. Mario Duarte Canever, da FAEM/UFPel, responsável pela ação “Agrofloresta e Práticas Agrícolas Orgânicas”; o aluno Miguel Delanoy Polidori, discente da Famed/UFPel e colaborador da ação “Mata Sensorial Cuidativa em Cena”, o qual destacou seu interesse no desenvolvimento do Projeto da Mata Sensorial pela fato de ser Pelotas uma cidade com poucas opções de áreas verdes destinadas ao lazer da população; a responsável pela ação “Aromaterapia e Cuidados Paliativos”, Ceres Jeanini Fripp; a Profa. Cristiane Hallal da Silva (Famed/UFPel), da ação “Reiki na Mata Cuidativa”; a Profa. Aniê Coutinho de Oliveira, da ESEF/UFPel, responsável pela ação “Yoga e Meditação: alívio da Dor Total e Qualidade de Vida”; a Profa. Jaqueline Durigon, da FURG, responsável pela ação “PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais”, e Carlos Eduardo Wayne Nogueira, da ação “Terapia Assistida por Animais – Equinos”.
A tarde foi encerrada com uma oficina no meio da mata com a participação de usuários, acompanhantes e equipes.
As lives do evento podem ser acessadas nos seguintes links:
Live Boteco do CHA
Live Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
As fotos do encerramento encontram-se na galeria do site da Mata Sensorial pelo link abaixo.
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos no Jornal do Almoço
O Jornal do Almoço da RBS deu destque à comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos sob o tema “Não deixe ninguém para trás”, bem como ao reencontro de pacientes proporcionado pelo evento. Na CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos, pacientes recebem, sem custo, atendimento médico, psicológico, físico e de lazer, destacou a reportagem.
11/10/2021
Debate Nacional sobre Cuidados Paliativos é pauta do Diário Popular
O jornal traz para o debate a polêmica levantada pelo senador Otto Alencar, em sessão da CPI da COVID, ocasião em que o parlamentar se referiu aos cuidados paliativos como "especialidade macabra". A Dra. Julieta Fripp, coordenadora da CuidATIVA - Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel, explica que, embora os cuidados paliativos se dirijam a cidadãos que possuem doenças que ameaçam a vidas, os atendimentos não se restringem a pacientes em fase terminal.
02/10/2021
Coordenação de Comunicação Social da UFPel divulga programação do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
O Centro Regional de Cuidados Paliativos (CuidATIVA-Famed) da UFPel, juntamente com o Instituto Cuidativo, promovem diversas atividades para marcar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O evento ocorre entre os dias 6 e 8 de outubro e conta com atividades voltadas para os pacientes, profissionais e voluntários da CuidAtiva, além de lives que serão transmitidas pelo Youtube e abertas ao público em geral.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado sempre no segundo sábado de outubro e em cada ano um tema é selecionado para discussão. Em 2021, o tema é “Não deixe ninguém para trás” – Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos, trazendo para o debate a importância dos cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças que ameaçam a vida, além da sensibilização da comunidade e das autoridades para a necessidade de criação de políticas públicas que ampliem o acesso das pessoas aos cuidados paliativos.
De acordo com a coordenadora da CuidATIVA, Julieta Carriconde Fripp, o Rio Grande do Sul é um dos dois estados do Brasil que aprovaram leis instituindo os cuidados paliativos no SUS. “Queremos fazer valer a nossa lei, para que ela possa trazer mais financiamentos e ampliar o acesso para pessoas com doenças que ameaçam a vida”, destacou. O assunto será abordado na live “Não deixe ninguém para trás” – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos que ocorrerá no dia 7 de outubro, às 19h e será transmitida pelo canal do YouTube do Hospital Premier.
Outro destaque da programação é o anúncio do curso de Qualificação em Cuidados Paliativos Para a Atenção Primaria à Saúde em Pelotas, que tem por objetivo sensibilizar os gestores sobre a importância de levar os cuidados paliativos para a atenção básica.
Já a live Boteco do CHA “Arquitetura do Hospice”, que será transmitida no dia 6 de outubro, às 16h, poderá ser assistida pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=SK0vax5Pv6U.
01/10/2021
PANCPOP faz visita à Mata Sensorial Cuidativa
No dia 23 de julho, integrantes do Projeto PANCPOP da FURG, Campus São Lourenço do Sul, estiveram na Unidade Cuidativa, conhecendo a mata e dando início as suas atividades de colaboração com o Projeto Mata Sensorial Cuidativa. O objetivo foi fazer o reconhecimento do espaço e produzir materiais audiovisuais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) encontradas no local. Durante parte da manhã e da tarde, cinco integrantes do projeto percorreram a área verde e seu entorno, sendo possível reconhecer mais de 20 espécies de PANC. Algumas delas são plantas herbáceas que têm crescimento espontâneo, tais como: trapoeraba (Commelina erecta L.), picão-branco (Galinsoga parviflora Cav.), tansagem (Plantago sp.), major-gomes ou beldroegão (Talinum paniculatum (Jacq.) Gaertn.), e bertalha-coração (Anredera cordifolia (Ten.) Steenis), todas com folhas comestíveis; pepininho-silvestre (Melothria sp.) e ovo-de-galo (Salpichroa origanifolia (Lam.) Baill.), ambos com frutos comestíveis; lírio-do-brejo (Hedychium coronarium J. Koenig), com rizomas e flores comestíveis; e inhame-do-brejo (Colocasia esculenta var. antiquorum (Schott.) F.T.Hubb. & Rehder), com rizomas comestíveis. Outras espécies, que foram introduzidas no local, apresentam tanto valor alimentício quanto ornamental, como a taioba-verde (Xanthosoma taioba E.G. Gonç.), a taioba-roxa (Xanthosoma violaceum Schott), ambas com folhas e rizomas comestíveis, e a ora-pró-nobis (Pereskia aculeata Mill.), com folhas, flores e frutos comestíveis. Entre as frutíferas arbóreas, destacam-se o chal-chal (Allophylus edulis (A.St.-Hil., Cambess. & A. Juss.) Radlk.), com pequenos frutos avermelhados e carnosos, e a pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), cujos frutos são utilizados principalmente como condimento. Os registros audiovisuais captados serão utilizados para a produção de um vídeo, com informações sobre as espécies observadas e suas várias potencialidades.
15/08/2021
Terapia Assistida por Animais
No dia 07 de julho, foi iniciada a atividade assistida por equinos na Unidade Cuidativa da UFPel. Os pôneis Toninho e Laurinha foram a atração da tarde na sala de espera de atendimento, rendendo muitas fotos. O projeto é uma iniciativa do grupo de ensino, pesquisa e extensão em medicina equina-ClinEq da UFPel e tem por intuito promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva dos pacientes através da interação com os animais. Os encontros acontecerão de forma quinzenal, nas quartas-feiras à tarde.
07/07/2021
Projeto Mata Sensorial Organiza Mutirão de Limpeza na Mata
24/06/2021
O Projeto Mata Sensorial está organizando um mutirão de limpeza da Mata para o dia 09/07/2021, na parte da tarde. Sugere-se que os interessados em participar compareçam trajando botas, luvas, máscara e muita disposição. Quem dispusar de enxadas, pás ou outras ferramentas de jardinagem, leve para ajudar no trabalho de limpeza.
Reunião com a Reitoria da UFPel
17/06/2021
Na manhã desta quinta-feira, 17/06, o Projeto Mata Sensorial Cuidativa reuniu-se com a reitoria da UFPel. Da equipe do projeto estiveram presentes a Profa. Julieta Fripp, os professores Mario Canever e Fabiano Fritzen, o discente Miguel Soares e (?) Maralise Mastrantonio. Da parte da reitoria encontravam-se a professora Isabela Andrade, reitora da UFPel, os professores Paulo Ferreira (pró-reitor de planejamento) e Eraldo Pinheiro (pró-reitor de extensão), e as professora Silvana Orlandi (assessora da vice-reitoria) e Aline Paliga (chefe de gabinete).
Na ocasião, foram apresentadas algumas demandas necessárias ao encaminhamento das ações do Projeto, tais como a disponibilização de rede wi-fi junta à Mata e a utilização do espaço existente no prédio lindeiro à Mata para a realização de oficinas e construção de viveiros. Da mesma forma, a equipe do Projeto solicitou a recuperação do cercamento já existente no entorno da Mata com vistas à melhor conservação e proteção do espaço. No que concerne a disponibilidade de wi-fi e a recuperação do cercamento, o professor Paulo Ferreira comprometeu-se a dar andamento junto a SUINFRA. Para a disponibilização do novo espaço ficou acertada uma visita técnica da parte da reitoria a fim de avaliar as condições lá existentes.
Fórum em Defesa da Democracia Ambiental
Nesse Dia Internacional da Biodiversidade, lembramos que Pelotas não tem nenhuma Unidade de Conservação que proteja um dos seus ecossistemas mais significativos: as zonas úmidas, os banhados, os cursos d'águas, as lagoas... e a biodiversidade que ali vive.
22/05/2021