Mata Sensorial Cuidativa em Cena (fotografias, vídeos, documentários, cinema)
Relevância para a sociedade
As fotografias são mais do que registros. São bens de extrema relevância. Por isso são admiradas por todos e todas, como um tesouro de muito valor afetivo e cultural. Quando estão relacionados a histórias de vida e fatos históricos, elas nos ajudam a entender a singularidade do mundo em suas diversas perspectivas. As fotografias podem ser utilizadas como registros históricos, mas são muito apreciadas como Mostras Artísticas, ambas de suma importância para o tratamento psico, afetivo, físico, espiritual, terapêutico de pessoas em Cuidados Paliativos, mas também para a geração de matérias jornalísticas na ótica da publicização de atividades. Prevalecem e se consolidam na concepção de acervo cultural da humanidade.
O cinema, enquanto área do conhecimento, apresenta grande importância na atualidade, tanto durante o auge da Pandemia como pós, com o afrouxamento do distanciamento social. As novas tecnologias utilizadas no cinema, além de serem estimuladoras do entretenimento, proporcionam vivências de interação e de apropriação do conhecimento na sociedade. A cinematografia oferece temas variados que agem sobre quase todos os sentidos humanos, fazendo com que os/as assistentes reflitam e tomem consciência a respeito de diferentes temáticas, nos campos da moral, dos princípios, das relações sociais e das mais diversas áreas do conhecimento, como a agroecologia e a biodiversidade, tornando-o uma indispensável ferramenta, tanto de comunicação remota como de uso pedagógico educativo presencial na elaboração do conhecimento, inclusive no tratamento terapêutico de doenças graves e também na construção de referências de comportamentos, especialmente nesse contexto remoto e onipresente do mundo atual.
A produção de videos documentários é uma importante pedagogia social que oportuniza a apropriação e socialização dos conhecimentos, em função de oportunizar a contemplação de linguagens subjetivas singulares, próprias do cotidiano das pessoas e comunidades envolvidas.
Objetivos específicos
a. Acompanhar e produzir registros audiovisuais das atividades desenvolvidas na Mata Sensorial Cuidativa;
b. Promover a memória e divulgar as atividades desenvolvidas na Mata e Jardins Sensoriais da Cuidativa;
c. Produzir biografias visuais aos participantes do Projeto e à comunidade em geral;
d. Mostrar vídeos, audiovisuais e filmes educativos sobe agroecologia, arte-educação e cuidados paliativos na Mata Sensorial Cuidativa;
e. Estimular a reflexão sobre saúde, artes e agroecologia;
f. Promover auto estima de pessoas em cuidados paliativos, familiares, cuidadores, estudantes, profissionais e comunidade em geral;
g. Sistematizar as vivências na Mata e nos Jardins Sensoriais da Cuidativa no contexto dos Cuidados Paliativos;
h. Produzir material didático audiovisual para o aprimoramento dos Cuidados Paliativos como política pública;