Diálogos Ao Vivo - Direto do Meio da Mata
Relevância para a sociedade
As relações sempre ocorrem entre dois sujeitos e não entre um sujeito e um objeto. Os sujeitos ao dialogarem com outros conhecimentos, ou outros modos culturais, deixam-se penetrar por eles. Cada um sendo a tradução do outro, ambos criadores de textos, escritos em línguas distintas, ambas conhecidas e necessárias para aprender a gostar de si, das palavras e do mundo. O conhecimento científico ao inserir-se na sociedade, sem dialogo com a cultura popular, é insignificante. Ao impor-se, torna-se arrogante e conservador, gerando resistências e negações. A inovação metodológica consiste em descobrir contextos persuasivos que conduzam à aplicação dos resultados científicos, fora do seu habitat original, reconhecendo e valorizando outros conhecimentos afins. A incerteza do conhecimento gera necessidade de diálogo, que se transforma na chave do entendimento de um mundo que mais do que controlado tem de ser contemplado, admirado. Avalia-se a qualidade do conhecimento pela satisfação pessoal que dará a quem a ele concordar e partilhar. O potencial transformador da cultura popular pode ser ampliado, na medida em que dialoga com a cultura acadêmica. A interpenetração dos conhecimentos científico e popular pode estar na origem de uma nova racionalidade. Se todo o conhecimento é auto-conhecimento, todo o desconhecimento deve ser auto-desconhecimento. O conhecimento científico só se realizará enquanto tal, na medida em que se converta em conhecimento popular. As mudanças ocorrem em quem se vê no que vê, análogas a um jogo. “o jogo pressupõe um palco, o palco exercita-se com um texto, o texto é a autobiografia do autor. Jogo, palco, texto ou biografia, o mundo é comunicação”. A dimensão estética da ciência, aproxima-se da criação literária ou artística. Na criação artística a dimensão ativa da transformação do real é subordinada à contemplação do resultado: A OBRA DE ARTE. (Souza Santos, 1985).
Objetivos específicos
a. Estimular a iniciativa e a auto-determinação entre responsáveis por atividades;
b. Oportunizar contatos diretos em tempo real entre integrantes da equipe de trabalho;
c. Favorecer a comunicação transversal entre coordenadores/as de ATIVIDADES;
d. Valorizar a pluri e a transversidade do conhecimento;
e. Potencializar o poder dos fluxos, com horizontalidade.