Mata Sensorial e Cuidados Paliativos: sistematização e difusão
Relevância para a sociedade
A divulgação da produção científica de uma universidade pública tem papel fundamental para que a população adquira conhecimento sobre ciência, perceba o quanto ela está presente em seu entorno, assim como sinta-se convidada a participar dos espaços de discussão, projetos e ações que a universidade possui.
Ampliar esta comunicação com a sociedade e promover o diálogo com seus variados públicos é um desafio de cada projeto desenvolvido na universidade pública que necessita ser assumido com base nos seguintes princípios: 1. interesse público; 2. diálogo; 3. transparência; 4. pluralidade; 5. integração das atividades e ensino, pesquisa e extensão da UFpel; 6. sustentabilidade; e, 7. acessibilidade.
A divulgação científica, tecnológica e artística do projeto Mata Sensorial Cuidativa entende a importância da democratização do acesso ao conhecimento e a inclusão dos cidadãos no debate público sobre os temos propostos, seja por meio da linguagem científica pertinente aos periódicos científicos como, também, pela comunicação via órgãos de imprensa e mídias sociais.
Considerando o caráter inter e transdisciplinar do Projeto, entende-se que o mapeamento das notícias publicadas nos veículos de comunicação institucionais da UFPel, das instituições parceiras e demais órgãos da imprensa é relevante para a melhoria na convergência do seu ecossistema comunicativo. Isto é, a medida em que as atividades comunicacionais tornan-se conectadas, participativas e integrativas, tanto aquelas do ambiente digital como do não-digital, amplia-se a visibilidade das ações em curso e a atuação em rede de forma cooperada. Por consequência, promove-se maior integração entre diferentes ações e participantes, dissemina-se novos métodos de trabalho entre docentes, discente e comunidade externa, contribui-se para o processo de avaliação e planejamento, e impulsiona-se a melhoria do processo comunicacional com vistas ao interesse público.
Objetivos específicos
a. mapear periódicos científicos da UFPel, de outras universidades e de instituições parceiras com potencial para acolher publicações que promovam a discussão das ações do projeto;
b. promover a divulgação das oportunidades de publicação científica entre os membros do projeto;
c. integrar e guiar os fluxos, processos e sentidos comunicacionais do projeto em sua interação com os órgãos de imprensa;
d. administrar fan pages do projeto em redes sociais;
e. Planejar o processo de mapeamento, catalogação e registro de memórias;
f. Realizar o mapeamento periódico.