Música e Biografias com e na Mata Sensorial Cuidativa 

Relevância para a sociedade

Os sons emitidos na mata por movimentos e cantos de animais e ruídos do vento e das águas sobre plantas constituem-se em singularidades da natureza recentemente identificadas como paisagens sonoras. Os estudos sobre as paisagens sonoras, contribuem não só para o aprofundamento dos conhecimentos sobre geografia, biologia e educação, como também estimulam a compreensão de fenômenos físicos, sociais, psicológicos e espirituais, que afetam pessoas em situação de vulnerabilidade.

As simples contemplações sonoras oportunizam muita reflexão e ajudam na elaboração de conceitos ecológicos sobre a vida. Para além das paisagens visuais, as paisagens sonoras impulsionam estudos que relacionam o bem viver da fauna e da flora silvestre a conhecimentos sobre o papel da ecologia acústica para a prevenção de doenças e evitar complicações perturbadoras da vida.

 

Objetivos específicos

a. Estimular pacientes a identificarem sons nos diversos ambientes em que vivem, em casa, nas ruas e na mata, para que possam perceber e elaborar seus próprios conceitos de paisagem sonora;
b. Reconhecer os sons ambientais e aprender a reproduzi-los, como possibilidade de interação com composições sonoras, acompanhados por instrumentos musicais e cantos;
c. Conhecer os sons presentes no ambiente natural da mata Cuidativa, diferenciando e classificando os timbres escutados, visando o aumento da percepção auditiva de pacientes em cuidados paliativos.  

Voltar